Endomarketing – Estratégias internas de marketing

Endomarketing - Estratégias internas de marketing

Talvez você não saiba, mas é bem possível que o endomarketing tenha uma parcela significativa no sucesso de grandes marcas.

As campanhas de endomarketing fortalecem a imagem da empresa através do cuidado com as pessoas que fazem parte do time.

Em outras palavras, o endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing que busca olhar para dentro das empresas.

O objetivo principal é proporcionar um bom ambiente de trabalho para todos.

Afinal, o maior ativo de uma empresa são as pessoas.

Assim, ao estimular o ambiente interno, os colaboradores passam a entender a empresa como uma instituição geradora de oportunidades.

E quando se proporciona um ambiente de trabalho prazeroso, todos se sentem realizados e motivados a trabalhar mais.

Uma vez que se sentem motivados, acabam exercendo suas funções com mais amor e afinco.

Ou seja, é uma forma de alinhar todos os colaboradores em uma só causa.

É vender a ideia para os clientes, e também para sua equipe.

Dessa forma, todos passam a ter esse sentimento de pertencimento consigo.

O que é turnover e como reduzir

Turnover é a taxa de rotatividade de trabalhadores em uma empresa.

Quando o endomarketing não é bem realizado, a rotatividade de colaboradores é grande, afinal, não foram criados contextos que toda equipe estivesse coesa e alinhada.

Por consequência, alguns colaboradores não se encontram na suas atividades e tendem a buscar novos rumos.

Em contrapartida, quando políticas internas de desenvolvimento são criadas, o time passa a ficar mais focado nos objetivos do negócio.

Como resultado, é possível notar que os colaboradores se tornam mais comprometidos, e isso torna o turnover mais baixo.

Além disso, a empresa consegue desenvolver sua estrutura interna, e a marca cresce pela união do time.

Ademais, a visão dos clientes sobre o conjunto da obra é a melhor possível.

O reconhecimento de marca da empresa é dado, assim, pelo ótimo ambiente de trabalho.

E para ilustrar o conceito, pense comigo…

Como fortalecer a visão externa da marca com políticas internas?

Você pode fazer isso realizando eventos, dinâmicas e reconhecendo o trabalho da sua equipe.

Alguns exemplos são:

  • Confraternizações
  • Promoções
  • Treinamentos
  • Palestras

Mas, vamos pensar além…

O intraempreendedorismo, por exemplo, é uma das técnicas mais utilizadas por empreendedores para buscar boas práticas no ambiente de trabalho.

Com ele incentiva-se que o time traga novas ideias e soluções para os desafios da empresa.

Outra excelente maneira de introduzir o endomarketing em um negócio, é definindo o fit cultural em conjunto com os colaboradores.

Esse mecanismo, em síntese, é caracterização da empresa.

Ele é a visão, a missão e os valores do seu empreendimento.

É alinhando esses conceitos com o time que o ambiente interno será uma vitrine para os clientes.

Contudo, as estratégias vão além de tudo isso.

É necessário, por outro lado, reconhecer o perfil das pessoas e seus respectivos sonhos.

Desse modo, cada estratégia deve ser pensada de modo a potencializar as principais qualidades do time.

Lembre-se que é através da capacitação dos profissionais que eles vão conseguir aumentar o número de vendas e fazer com que o seu negócio cresça.

Como disse Richard Branson, precisamos cuidar dos nossos colaboradores, pois assim eles vão cuidar de nossos clientes.

Seja como for, o endomarketing é uma excelente ferramenta utilizada para cuidarmos do ambiente de trabalho e expandirmos nossa marca.

Estamos sempre aqui para te ajudar.

Forte abraço e até mais!

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