Empresas terceirizadas – Como elas funcionam?

Empresas terceirizadas - Como elas funcionam?

Empresas terceirizadas são cada vez mais comuns no mercado, sobretudo depois da década de 80.

No entanto, apesar da popularidade, empresas terceirizadas são vistas com maus olhos por muita gente, uma vez que a terceirização pode diminuir o cuidado com a administração dos funcionários, e das atividades.

A saber, as empresas terceirizadas funcionam quando um negócio precisa de alguém para realizar determinada tarefa e então busca um outro estabelecimento para acordar um serviço específico.

Mas antes de qualquer coisa, é válido pontuar que apesar dos obstáculos enfrentados pela categoria, atualmente já existem leis e regulamentos para que ilegalidades sejam minimizadas.

De maneira mais prática, o que acontece é que basicamente um estabelecimento contratado fica incumbido de selecionar pessoas para contratar e colocar todos os custos e vantagens previdenciárias.

Além disso, esse capital é originado do lugar que necessita do serviço contratado.

Outro ponto interessante é que a mesma empresa acaba pagando um percentual extra pelo serviço prestado pelo negócio terceirizado.

Isso vai corresponder ao lucro do então estabelecimento.

Empresas terceirizadas: O que diz a lei

Em síntese, os parâmetros que administram a terceirização de empresas afirmam que sim! Você pode contratar esse serviço para atividades que não estejam dentro das especificações do negócio.

Uma vez que você pode ter mais demanda para os seus produtos e serviços, muitas vezes é necessário contratar outra empresa para te ajudar a suprir os pedidos.

Então imagine que você é o gerente de uma fábrica de roupas.

Em dados momentos do ano, como no Natal e no dias das mães, a procura por produtos aumenta significativamente, certo?

Dessa maneira, é completamente possível que você faça um acordo com outras empresas terceirizadas para que elas realizem algumas atividades que agilizem o serviço.

Diante desse cenário, saiba que todos os colaboradores que o serviço terceirizado escolher contratar devem ter todos os seus direitos reservados, como defende a CLT.

Assim, você vai precisar pagar todos os vencimentos iguais, tanto para funcionários efetivos, quanto para os colaboradores terceirizados.

Existem exceções apenas para kits de épocas comemorativas, mas no geral, os empreendimentos quase sempre entregam tudo igualmente, para evitar más impressões.

Nesse sentido, outro ponto importante, é que o RH do seu negócio precisa responder ao colaborador em problemas de atraso de pagamento, por exemplo.

Ainda sob essa perspectiva, muitas pessoas têm dúvida sobre os setores que podem ser terceirizados em uma empresa.

Se você quiser descobrir quais são eles, é só continuar lendo.

Setores que podem ser terceirizados

De maneira geral, o que é aceito atualmente é que qualquer serviço pode ser terceirizado.

Porém, essa não pode ser a principal atividade do negócio.

Em outras palavras, o que você pode fazer é definir bem qual é a atividade fim do seu estabelecimento, então tudo mais que não seja isso pode ser terceirizado.

Alguns dos setores mais comuns de implementar esse processo são:

  • Setor de manutenção
  • Áreas de segurança
  • Setor de reparo e manutenção
  • Contabilidade

Certamente que empresas terceirizadas podem ser muito úteis.

Não esqueça que estamos por aqui para responder suas dúvidas sobre esse e outros assuntos.

Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *