Empreendedorismo social – Conceito e importância

Empreendedorismo social - Conceito e importância

Antes de qualquer coisa, você está familiarizado com a temática do empreendedorismo social?

Nesse sentido, sabe da importância que o empreendedorismo social tem em nossos dias, e como é necessário falar sobre isso?

A saber, é necessário começar esse texto dizendo que quando falamos de empreendedorismo social, estamos nos referindo a empresas que são criadas para, além de obter lucros, atender a necessidade da sociedade como um todo.

Como o empreendedorismo social surgiu

Agora que você já entendeu o conceito dessa prática, que tal refletir sobre alguns parâmetros relativos a sociedade que vivemos hoje?

Nesse sentido, você há de concordar comigo que estamos vivendo muitas alterações no mundo, sobretudo nos últimos 20 anos, certo?

Naturalmente é possível perceber transformações no ramo da tecnologia, em que não podemos deixar de citar o surgimento e evolução das redes sociais; no setor financeiro; no direito de propriedade, e até no trato do meio ambiente.

A saber, na contemporaneidade, as pessoas percebem o meio ambiente de maneiras completamente diferentes do que olhavam no passado.

Em outras palavras, hoje existe mais consciência.

Só para exemplificar, tente jogar um pedaço de papel no chão na frente de uma criança e observe sua reação.

É bem possível que ela responda, e te repreenda imediatamente.

Em contrapartida, filantropia é uma outra vertente que mudou bastante de uns tempos para cá.

Ao passo que hoje é muito natural pensar em ajudar pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades que você, é possível notar essas nuances.

Antes não era dessa forma que acontecia.

Ou pelo menos não era assim que as coisas costumavam acontecer.

E já que estamos falando sobre isso, essa ajuda pode vir através de capital, de matéria, ou até mesmo de oportunidades para que aquela pessoa possa melhorar meu próprio caminho.

Diante disso, um novo mercado começou a surgir.

E esse novo mercado possibilita que um investimento de impacto aconteça.

Como funciona?

Diferente de empresas que vivem de doações, essas companhias representam um passo importante do sistema capitalista vigente, sobretudo em termos de aumento de consciência.

Nesse sentido, é perceptível perceber que muitos empresários procuram alinhar seus interesses econômicos com os interesses da sociedade como um todo.

Em outras palavras, é como se você criasse um produto ou um serviço com o objetivo de maximizar o valor do acionistas e ganhar dinheiro.

Todavia, a sua intenção não é só essa.

Seu negócio também existe para beneficiar a sociedade de diferentes maneiras.

Agora você pode estar se perguntando se isso é possível mesmo e não apenas uma ideia utópica demais.

Eu te afirmo que essas iniciativas não apenas são possíveis, como já acontecem:

  • Energia renovável
  • Educação
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Meio digital.

Em síntese, para essa iniciativa o interesse econômico não pode deixar de existir, porém não é bom que ele exista isoladamente.

Antes de tudo, ele precisa ser fundamentado ao lado de um propósito, e do desejo por uma grande mudança.

Por fim, caso você acredite que a noção de fazer negócios bem-sucedidos não esteja ligada a vertente de empreendedorismo social, saiba que talvez você precise rever alguns conceitos.

Contudo, não se preocupe, tudo pode ser revisto e aprendido, inclusive isso… Se você quer se desenvolver nesse e em outros assuntos, saiba que estamos prontos para te ajudar a chegar no seu objetivo.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *