Employee experience – Importância dessa prática

Employee experience - Importância dessa prática

Como é sua experiência na empresa em que você trabalha? Você empreendedor, já conhece o employee experience?

Durante muito tempo as empresas se preocuparam somente com a experiência do cliente, mas agora o empolyee experience é cada vez mais presente nas organizações.

Traduzido ao pé da letra como a experiência do colaborador, employee experience é um conjunto de estratégias, a partir do Recursos Humanos, que visa fortalecer o elo entre a marca empregadora e os colaboradores.

Em outras palavras, é o que a sua empresa deveria fazer para que o colaborador se sinta à vontade e feliz de trabalhar ali.

Afinal, ele é o cliente interno do RH e da organização.

Talvez você saiba que essa é uma das tendências que mais cresce nos ambientes corporativos, e que já é essencial para uma boa política de Gestão de Pessoas.

A prática da employee experience

Mas calma, não pense que só pode fazer isso de uma maneira! Você pode aderir a esse mecanismo através de caminhos diferentes.

Anota aí, o importante mesmo é conhecer a cultura da sua empresa e a demanda do seu time, pois assim você vai conseguir se planejar direito.

Ademais, saiba de algo importante se tiver uma empresa: a experiência pode ser sentida no momento em que os candidatos aplicam-se para trabalhar no seu negócio.

Por isso, esteja certo que essas práticas englobam não apenas o que é ofertado para a posição, mas principalmente pela maneira como você recebe, engaja e se comunica com os candidatos, entende?

A seguir, deixo alguns exemplos de práticas que você pode adotar para melhorar a experiência dos seus colaboradores:

  • Desenvolver liderança inspiradora;
  • Prover ambiente de trabalho seguro, confortável e agradável;
  • Promover um clima de confiança e respeito;
  • Ofertar pacote de benefícios em acordo com a realidade do time.

Entretanto, é preciso dizer que a employee experience não é praticar ou promover uma dessas ações separadamente.

De outra forma, elas fazem parte de um todo.

Em suma, deve estar alinhada à realidade do seu time e da sua empresa.

Por que fortalecer a employee experience

Certamente, essa postura mais preocupada com a satisfação dos colaboradores vem após um período em que as empresas entenderam que não só é preciso atrair as pessoas corretas, mas também é necessário manter essas pessoas.

Só para ilustrar, uma pesquisa realizada pelo Jabob Morgan mostra que as empresas preocupadas com a experiência do colaborador reduzem o turnover em até 40%.

Sendo assim, a gestão de pessoas deve se preocupar em como o alinhamento de valores entre empresa e pessoas pode melhorar em todos os pontos de contato entre as partes.

Além do mais, todos sabem que quanto mais valorizadas e felizes as pessoas estiverem no seu trabalho, mais elas veem propósito no que fazem e melhor serão os resultados da empresa.

POR ONDE COMEÇAR?

Uma organização bem-sucedida depende muito dos seus recursos humanos e, por isso, deve se preocupar em como eles se sentem no seu dia a dia.

Nesse sentido, para começar a pensar na jornada do seu time, é preciso aplicar uma pesquisa de clima organizacional e ouvir a todos.

Além disso, pedir feedbacks e entender o que as pessoas esperam da organização.

É daí que você vai viabilizar ações efetivas para melhorar o dia a dia das pessoas.

Por certo, estimular a employee experience é a melhor forma de garantir que seu time esteja engajado com o fortalecimento da sua empresa!

Se quiser se desenvolver com a gente, estamos aqui.

Até logo.

Deixe seu comentário