Cross selling: A técnica que vende e encanta

Cross selling: A técnica que vende e encanta

Todos sabemos que vender é uma arte vital para qualquer negócio! Hoje vamos te ensinar uma técnica que vai aumentar o potencial de compra do seu cliente e melhorar a experiência dele com a sua empresa: o cross selling.

Em outras palavras, o cross selling permite não apenas aumentar o seu ticket médio, como também melhorar a experiência das pessoas que consomem seus serviço.

Também chamado de venda cruzada, o cross selling é uma ferramenta comercial que ajuda a aumentar as vendas, através daqueles clientes que já compram ou possuem a intenção de compra, a fim de agregar produtos relacionados ao que ele escolheu, e que fazem sentido para ele.

Só para ilustrar, imagine que você vai fazer um churrasco.

Ao chegar na casa de carnes de sua preferência, você escolhe os cortes ideais para o seu almoço, e na hora de fechar, o atendente te oferece carvão e pão de alho por um valor diferenciado.

O objetivo é melhorar a experiência do cliente

Muito além de produtos e serviços, cada vez mais as pessoas consomem experiências.

O mercado é tão competitivo que a percepção do cliente na jornada de compra, se tornou um diferencial.

Assim, é preciso estar atento a todos os movimentos do consumidor, em busca de proporcionar a melhor experiência.

Da mesma maneira, observar padrões de compra, novas demandas e níveis de satisfação, podem te ajudar a aplicar a ferramenta no momento ideal.

Seguindo no exemplo do churrasco, oferecer o carvão pode antecipar uma solução que seu cliente provavelmente ainda não pensou, e o pão de alho certamente vai agregar ainda mais àquele evento.

A saber, essa técnica funciona melhor quando aplicada com mais naturalidade.

Isso é mais fácil e genuíno quando os produtos ofertados são realmente complementares.

Dessa forma, seu cliente confiará mais em você por sugerir aquilo que ele realmente pode precisar, e assim ele tende a ser mais fiel à sua marca.

Cuidado para não ser o vendedor chato

Contudo, é importante ressaltar que o cross selling é muito diferente de forçar uma venda e empurrar um produto ou serviço apenas para aumentar seu faturamento/comissões.

Por outro lado, é uma ferramenta de estratégia que tem o foco no cliente, naquilo que de fato pode melhorar experiência dele.

Por isso, deve ser bem trabalhada e devidamente aplicada.

Dessa maneira, é importante que a equipe de vendas seja treinada e capacitada para aproveitar a oportunidade certa para aplicar a ferramenta. Momento e produto certo!

Veja algumas.

Dicas para implantar essa ferramenta na sua empresa:

  • Conheça seus clientes: principalmente aqueles que tem a necessidade de um produto complementar;
  • Conheça seus produtos e entenda a relação entre eles;
  • Entenda a oportunidade de oferta no momento da qualificação da venda;
  • Utilize CRM: escolha um sistema que te ajude a manter informações atualizadas e histórico de compras dos seus clientes;
  • Aplique o combo: valor diferenciado para produtos comprados juntos;
  • Não exagere na oferta de produtos. O cliente pode perder o foco da compra e ter a sensação que você está empurrando algo que ele não precisa.

Se aplicada da maneira correta, essa ferramenta vai te ajudar a fidelizar seus clientes.

Espero que as dicas sobre cross selling tenham sido úteis.

Se quiser se desenvolver conosco, ficaremos felizes em tê-lo conosco.

Até mais.

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