Credibilidade – Importância de ser confiável no trabalho

Certamente você sabe que possuir credibilidade é uma característica importante para qualquer pessoa.

Afinal, quem é que se sente confortável ao estar ao lado de alguém que não é confiável, isto é, que não possui credibilidade?

A propósito, credibilidade é uma habilidade presente em pessoas que são o que aparentam ser, ou seja, tem a transparência e a verdade como bússolas para orientar suas trajetórias de vida.

Nesse sentido, você consegue saber quando um indivíduo merece crédito e confiança?

Às vezes é difícil perceber, sobretudo quando não conhecemos o outro tão bem, concorda?

Contudo, esteja certo que pode começar fornecendo um voto de confiança a pessoas aptas em instituir vínculos, ao passo que deixam as outras pessoas confortáveis em apoiar ou não os seus seus pensamentos e posições.

No mercado de trabalho, pessoas com esse atributo são cada vez mais necessárias.

Sob o mesmo ponto de vista, são esses indivíduos que não apenas parecem verdadeiros, mas são de verdade, de fato.

Credibilidade no mundo corporativo

Precisamos levar em conta que cada um de nós tem uma personalidade diferente.

Em outras palavras, você pode ser introvertido, extrovertido, ou um pouco mais tranquilo do que seus outros colegas.

Contudo, é essencial ser verdadeiro, pois no desenrolar do tempo, sua conduta vai transparecer no seu caráter.

Dessa maneira, se quer conquistar credibilidade no seu ambiente de trabalho esteja certo que vai precisar desenvolver cinco capacidades:

  1. Naturalidade;
  2. Comoção e comprometimento;
  3. Autoconfiança;
  4. Compreensão e autoridade na sua área de atuação;
  5. Concordância e comportamento exemplar.

Aqui no Além da Facul, a gente sempre te fala da importância de se comunicar bem e ter uma boa oratória.

Afinal, para chegar a qualquer lugar, precisamos negociar e dizer aos outros o que precisamos que seja feito.

Nesse sentido, no momento em que você se esforça para articular bem o que fala, quem te escuta pode perceber a sua atitude como superficial, e a partir de então, é fácil para essas pessoas começarem a duvidar de você.

Como passar confiança

Antes de qualquer coisa, você deve mostrar as pessoas que você é o mais envolvido com o trabalho.

Se estiver em uma apresentação, sua função, por outro lado, é demonstrar que você, definitivamente, é a pessoa mais interessada naquela temática.

Pelo contrário, é muito difícil conseguir que outros se envolvam e que confiem nas suas ideias.

Analogamente, por mais que a naturalidade seja muito importante, muita gente não entende a necessidade desse fator no momento de adquirir a confiança das outras pessoas.

Só para ilustrar, pense no líder que você mais admira no mundo corporativo.

Pensou?

Por acaso essa pessoa força a barra para ser simpática?

Aposto que a sua resposta foi não.

Isso acontece porque pessoas confiáveis e com credibilidade são autênticas e não se preocupam em fingir ser o que não são.

Acredite, existe muita beleza em ser quem você é.

Você só precisa se conhecer, e entender quais são os seus pontos fortes para perceber que é um erro tentar ser outra pessoa.

Espero que ao ler esse texto, você tenha entendido como é necessário desenvolver e buscar a sua credibilidade.

Estamos aqui para trilhar esse caminho com você.

Até mais.

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