Consultoria de marketing: Você precisa de uma?

Consultoria de marketing: Você precisa de uma?

Você sabe quais são as funcionalidades que uma consultoria de marketing tem em uma empresa?

A saber, empresas que possuem a consultoria de marketing a sua disposição, normalmente conseguem fazer uma avaliação mais precisa de seus projetos, além de retificar equívocos de forma muito mais rápida e eficaz.

Antes de qualquer coisa, contudo, é bom que você saiba que uma consultoria de marketing é uma atividade que existe com a finalidade de ajudar empresas na hora de escolher as melhores táticas para divulgar seus negócios.

Se você empreende e sente que precisa de auxílio nessa área, temos algumas dicas sobre esse assunto que podem te ajudar a clarear um pouco suas ideias.

Vamos nessa?

A tão falada consultoria de marketing

Em primeiro lugar, deixe-me esclarecer que normalmente esse é um serviço que as pessoas contratam quando não tem alguém na empresa capacitada para fazer o que precisa ser feito.

Diante disso, você não necessita obrigatoriamente contratar uma empresa de fora se o seu negócio já tiver um time de marketing.

Todavia, se o seu empreendimento estiver nos anos iniciais, e o seu pessoal ainda não tiver treinamento, talvez essa seja uma opção a ser levantada.

Mas não se engane…

Esses profissionais não vão tomar nenhuma decisão por você.

Por outro lado, eles vão te orientar sobre as melhores estratégias a serem seguidas.

Nesse sentido, se você quiser algum tipo de profissional que te acompanhe nesse assunto, e trabalhe para te entregar resultados, você vai precisar de um assessor de marketing.

Em contrapartida, você pode estar se perguntando quais são as áreas que esse tipo de serviço pode compreender.

Abaixo, eu listei algumas delas:

  • Redes e mídias sociais
  • Fluxos de nutrição
  • Inbound marketing
  • SEO
  • Tráfego pago

Como funciona uma consultoria de marketing?

A princípio, no momento em que você contrata esse serviço, normalmente o que acontece é uma reunião de alinhamento.

Inegavelmente, esse ritual é fundamental, pois a partir dele é possível saber onde estão as dificuldades, o que precisa ser melhorado e o que ainda não foi feito, por exemplo.

É aqui onde os problemas são diagnosticados, e o consultor de marketing começa a refletir sobre as melhores estratégias para o negócio.

Nesse meio tempo, é feito um projeto de como irá funcionar o trabalho da equipe de consultoria.

Após esses processos, também são estudados o tipo de público da empresa, seu nicho de mercado, persona e tudo mais que for necessário para que o projeto seja executado.

Por fim, os escopos precisam ser definidos.

Afinal, vocês precisam saber se estão tendo sucesso ou não.

Nesse hiato, uma boa ideia é adotar indicadores de performance para avaliar o desempenho de vocês depois do início das implementações.

Mas, calma.

Antes de decidir colocar as medidas em prática, você deve analisar se as condutas recomendadas vão ser eficazes para o seu caso.

Até porque quem vai executar o plano é você e a sua equipe.

Vale a pena contratar

Você pode estar se questionando se vale a pena contratar outra empresa para realizar uma consultoria de marketing.

Por certo que muita gente vive com essa dúvida.

Mas não cabe a mim te dizer o que vale a pena para você.

Eu não conheço o seu negócio, concorda?

Nesse sentido, o máximo que eu posso fazer é te dizer que muita gente contrata esse serviço para treinar algumas pessoas ou até mesmo de forma temporária.

Seja como for, a consultoria de marketing continua sendo uma área extremamente importante e necessária. E eu espero que você tenha gostado das dicas sobre o assunto.

Você sabe que pode contar com a gente para vencer seus desafios.

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