Conduzindo equipes vencedoras

O líder é um dos pilares formadores das equipes e personifica a cultura de uma empresa diante do seu time. Neste texto, Bernardinho e Vabo contam tudo sobre a importância do trabalho em equipe, das frustrações e de manter o foco na solução e não nos problemas na construção de times bem-sucedidos.

Bernardinho é treinador de voleibol e o maior campeão da história do vôlei do Brasil. Atualmente acumula mais de trinta títulos. Mais do que o melhor técnico do mundo, ele é um grande incentivador de líderes.

A liderança nasceu em sua vida muito antes do esporte. Ela floresceu a partir do sentimento de querer motivar pessoas a irem além. Ele enxergava potencial nos indivíduos, e sentia que deveria estimulá-los a continuar, mesmo que nem eles acreditassem que era possível.

O que é necessário para ter um time de sucesso?

1.Valores fortes

Um dos pontos mais importantes para ser um líder de sucesso nessa área são os valores, afinal são eles que moldam as visões da equipe sobre o funcionamento da empresa.

Segundo Daniel Castello, valores são a expressão íntima de nossa identidade e de nossa singularidade.

“Valores são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos funcionários e nas relações da empresa com clientes, fornecedores e parceiros”.
Endeavor

Valores incentivam que os colaboradores trabalhem por um propósito, estabelecem formas de comportamento e atraem clientes, investidores e funcionários compatíveis com o negócio.

Você sabe quais os valores estão na base da sua empresa? Não tem tanta certeza assim? Tudo bem, podemos te ajudar a descobrir. O professor Marcelo Nakagawa elaborou uma ferramenta em que você pode encontrá-los respondendo essas duas perguntas:

  1. Se sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada?
  2. Essa lista de atitudes poderia servir como a lista de valores do seu negócio? Respondeu negativamente? Refaça a lista de atitudes.
RJ – OLIMPÍADA/VÔLEI/FINAL – ESPORTES – Bernardinho e Bruninho, do Brasil, comemoram a conquista do ouro após a vitória diante da Itália pelo Vôlei Masculino dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Ginásio do Maracanãzinho, na zona norte do Rio, neste domingo (21). A seleção brasileira venceu por 3 sets a 0. 21/08/2016 – Foto: WILLIAM VOLCOV/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Para Bernardinho, os valores também são fundamentais por constituírem parte importante na formação da cultura de uma organização. A única vantagem competitiva que uma empresa possui é a sua cultura, e construir essa base forte de valores práticos cabe unicamente a liderança. 😉


A cultura de um lugar pode ser muito bem representada pelo que acontece na prática em quatro momentos principais: contratação, avaliação, demissão e promoção. Nessas situações, o comportamento das pessoas e do líder vai exemplificar o que de fato acontece na instituição.


Além disso, a cultura organizacional também precisa ser consistente, afinal, a longevidade da empresa depende disso.

2.Um Time que trabalhe duro e que reme ao seu lado

Equipes são formadas por pessoas, que por mais talentosas que sejam, ainda são falhas e possuem dificuldades. As vitórias foram importantes na carreira do Bernardinho, mas os momentos difíceis foram essenciais para que ele e o seu time ficassem mais unidos.

É importante envolver seus colaboradores com o seu sonho, liderá-los a partir do seu exemplo. Saiba escutá-los e procure conhecê-los a ponto de sentir as suas necessidades, esteja disponível. Lembre-se: você é o líder.

Se quer ser um verdadeiro líder saiba que essa habilidade pode ser adquirida com muito esforço: é preciso ser humilde e saber que a ideia de autossuficiência é perigosa. Ser líder diz respeito a passar valores preciosos para pessoas e inspirá-las a serem melhores.

Ser vulnerável, assumir erros, pedir ajuda e aceitar conselhos também são características de um bom líder: quando você lidera com vulnerabilidade, respeitando a diversidade, possibilita a abertura de portas para a autenticidade, as pessoas podem ser elas mesmas.

O esforço sempre vence o talento. De acordo com Thomas Edison, “Genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”. A vocação te dará apenas a predisposição para realizar algo, mas é o esforço, a constância e a disciplina que vai te tornar um líder melhor e mais preparado para gerir equipes vencedoras.

Líderes de verdade caminham com as suas equipes e permanecem com elas, não importa o que aconteça. No ouro, na prata. Vencendo ou perdendo. Sabem que o verdadeiro propósito da liderança é formar novos líderes. Que o exemplo do Bernardinho inspire você e te motive a desenvolver a sua liderança.

Gostou do texto? Você pode assistir a Live clicando aqui! No instagram do Além da Facul estamos sempre compartilhando conteúdo sobre people skills, liderança, empreendedorismo. 🙂

Por: Nathália Morais

Deixe seu comentário