Aprenda como melhorar a sua concentração com estratégias eficazes

Aprenda como melhorar a sua concentração com estratégias eficazes

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer o seguinte: independente da sua área de atuação, campo de estudo ou do que você faça todos os dias na sua rotina, uma coisa é certa: você precisa da concentração.

Já parou para pensar em uma dona de casa?

Suponha-se que em um mesmo dia ela precise lavar roupas, fazer almoço, limpar banheiros e ajudar os filhos com o dever de casa.

Se essa senhora não tiver a habilidade de se concentrar, você acha mesmo que ela vai conseguir realizar as suas tarefas como deseja?

Dessa maneira, caro(a) amigo(a), assim como ela, nenhum de nós consegue ser bem-sucedido em nossas atividades quando a concentração não é uma habilidade bem desenvolvida.

Porém, antes da concentração preciso que você esteja atento ao conceito de atenção.

À primeira vista, ambos são muito semelhantes e te direi o porquê.

Nesse sentido, a atenção é função psicológica, e acontece quando apontamos nossa consciência para um determinado ponto.

Simultaneamente, é muito importante em diversos momentos e aspectos da nossa vida:

(na escola, faculdade, quando estamos conversando com alguém, praticando algum esporte, trabalhando, dirigindo e tomando decisões).

Além disso, a atenção pode ser passiva, quando é espontânea e involuntária, ou ativa, quando exige algum esforço.

No segundo caso, entendemos a atenção como concentração.

Como melhorar a sua concentração

Diante da importância dessa habilidade, é importante que você saiba que a concentração pode ser desenvolvida, assim como todas as outras habilidades.

Por isso, esteja atento as dicas  abaixo:

  1. Procure ficar sozinho quando precisar se concentrar;
  2. Feche a porta para evitar se distrair com as pessoas transitando;
  3. Se não puder evitar o barulho, tente usar fones de ouvido ou abafadores de ruído;
  4. Música e televisão normalmente não são uma boa ideia;
  5. Fique longe do celular. Desative notificações, e se possível coloque o aparelho em outro cômodo.

Outros hábitos que podem ser implementados:

  • Se esforce em manter uma rotina
  • Faça alguma atividade física
  • Tenha uma To do List
  • Pratique Mindfulness
  • Priorize seu sono
  • Tenha momentos de lazer

Todavia, existem casos em que é o desafio de conseguir encontrar a concentração é muito maior.

Existem muitas pessoas que possuem TDAH e ansiedade, por exemplo.

Nesses casos, o melhor é sempre procurar ajuda profissional.

Diante disso, acreditamos que reconhecer nossos pontos fracos e fortes é o primeiro passo para mudar um quadro que não esteja satisfatório.

Isso também vale para a concentração.

Finalmente, esperamos que as dicas tenham te ajudado!

No instagram @alemdafacul você encontra muito mais.

Conte conosco para trilhar sua jornada de desenvolvimento.

Um abraço.

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