Compartilhar conhecimento – Por que é tão importante?

Compartilhar conhecimento - Por que é tão importante?

Compartilhar conhecimento é algo que todo mundo precisa fazer em algum momento da vida, tanto de forma direta, quanto de maneira indireta.

E apesar dos incontáveis benefícios que essa prática é capaz de proporcionar, compartilhar conhecimento pode não ser uma atitude que todas as pessoas são adeptas.

Você imagina o motivo disso? Ao compartilhar conhecimento, as pessoas imaginam que possam perder alguma vantagem competitiva. Embora existam aqueles que não são assim, é inegável que muitas pessoas ainda compartilham deste pensamento.

Além disso, costumam acreditar que a retenção do conhecimento pode fazer com que obtenham destaque no trabalho.

Mas o que dificilmente paramos para pensar, é que esses espaços são muito nocivos para todo mundo que se envolve nesses processos.

Você deixa de se desenvolver, e a sua empresa também.

Pense bem: quando você e seus colegas compartilham o que sabem entre si, a equipe toda cresce, e conseguir alcançar resultados melhores é mais fácil.

A grande dúvida, no entanto, é encontrar uma forma de tornar esse mecanismo natural dentro das organizações.

Compartilhamento de conhecimento: o que é, e como fazer isso?

Em primeiro lugar, o ato de compartilhar conhecimento acontece à medida em que as pessoas repartem informações e capacidades com aqueles que interagem a maior parte do tempo.

Certamente você pode fazer isso em diversos cenários e situações.

  • Formações e palestras
  • Treinamentos
  • Conversas informais

Em síntese, você pode fazer isso o tempo inteiro.

E como Mario Cortella já tinha ensinado, conhecimento não é algo que possamos guardar.

A gente se prejudica quando faz isso.

Agora, chegamos à máxima: como podemos aderir a essa prática nos espaços em que frequentamos?

De forma geral, você pode começar disponibilizando conteúdo diferenciado e promovendo bons treinamentos e capacitações.

Depois de fazer isso, ofereça manuais de extensão.

Ademais, também pode fundar plataformas de mentoring.

Mas isso não é tudo!

Existem muitas outras maneiras de incitar essas ações de forma prática.

Por exemplo: invista na comunicação interna! Ao passo que conversa com sua equipe e colaboradores, repasse como realizar alguma tarefa importante, ou como reagir a algum fenômeno de maneira mais perspicaz.

Depois de tudo isso, você também precisa saber das vantagens de compartilhar o que sabe no seu ambiente de trabalho.

Continue lendo para descobrir alguns.

Vantagens de compartilhar o que você sabe com a sua equipe

Sem dúvida, ao incentivar essa prática, você vai conseguir formar um ambiente em que todo mundo entende o que precisa fazer para bater as metas que foram estabelecidas.

Por que isso é tão bom?

Inquestionavelmente, nesses ambientes todo mundo consegue ser mais produtivo, e isso vai te ajudar a resolver seus problemas com maior facilidade.

Em segundo lugar, não dá para negar que a inovação e a criatividade também passam a ser mais reais.

O que é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio.

E aí, entendeu por que o compartilhar conhecimento é tão necessário?

Não esqueça que por aqui você sempre pode contar com a nossa equipe.

Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *