Selecionamos algumas dicas para ajudar você a manter a tranquilidade durante provas e exames.
Sentir um pouco de ansiedade antes e durante uma prova é completamente normal. Se a tensão for excessiva, contudo, seu desempenho pode ficar abaixo da sua capacidade.
Quer algumas dicas para manter a calma durante provas e exames? Confira 8 sugestões abaixo.
Respire fundo e boa leitura!
1. Considere começar pelos temas e questões em que você tem mais facilidade
O objetivo aqui é fazer o maior número de pontos possível já no começo da prova e ganhar confiança. Isso também funcionará como uma espécie de aquecimento para enfrentar os tópicos que você considera mais difíceis.
Agora, um porém: essa é a estratégia mais recomendada por professores, mas é claro que não serve absolutamente para todos os casos. Existem pessoas que preferem intercalar tópicos fáceis com os mais difíceis, e outras que preferem começar justamente pelo que consideram mais complicado.
Se você estiver se preparando para o vestibular, uma boa ideia é aproveitar os simulados para testar essas diferentes estratégias e descobrir com qual delas você se dá melhor.
2. Administre bem o tempo
Se estiver com muita dificuldade em uma questão, não perca tempo: faça uma marcação nela, vá para as próximas e volte a ela depois. Assim, você evita perder tempo e se estressar com uma questão que provavelmente tem o mesmo peso que as demais.
3. Leia os enunciados com calma e, se possível, grife os pontos principais
Quando ficamos muito ansiosos, perdemos o foco e a capacidade de concentração – com isso, podemos tropeçar em coisas bobas. Procure ler os enunciados das questões com calma e, se for permitido, grifar as palavras e os pontos principais.
Tenha certeza de que entendeu o que a questão está pedindo. Em provas de múltipla escolha, por exemplo, algumas questões pedem para selecionar a alternativa incorreta ou que não está de acordo com a argumentação ou situação apresentada. Fique atento a esses detalhes.
4. Concentre-se em cada questão e não no seu desempenho final
Uma questão de cada vez: esse dever ser o seu lema durante uma prova. Enquanto você faz o exame, evite ficar pensando no seu desempenho final ou se atingirá a média necessária.
Lembre-se de que o seu desempenho total depende, justamente, da sua capacidade de se concentrar em cada pequena etapa do processo.
5. Trabalhe a respiração
Quando ficamos muito ansiosos, nossa respiração se torna curta e rápida. Nesses momentos, mudar nosso padrão respiratório pode nos ajudar a retomar o controle da situação e sair do estado de nervosismo.
Aqui estão alguns exercícios rápidos para fazer quando a ansiedade aumenta:
– Alinhe a coluna, coloque uma mão no peito e outra na barriga. Respire fundo pelo nariz enchendo o abdome (a barriga) de ar. Solte o ar lentamente pela boca. Repita 5 vezes.
– Inspire fundo e expire pelo nariz 5 vezes. Enquanto faz isso, tente prestar atenção somente à sensação causada pelo ar entrando e saindo dos seus pulmões.
– Inspire lentamente, segure a respiração por alguns segundos, expire lentamente e volte a segurar a respiração por um tempo. Repita esses passos 5 vezes.
johnhain/Pixabay
6. Esqueça os outros candidatos e concentre-se em si mesmo
Nada de ficar prestando atenção aos candidatos que estão terminando e deixando a sala! Preocupe-se com a sua própria prova e lembre-se de que o tempo total para realizá-la não será alterado.
Pense no tempo disponível como um recurso. Se você tem um total de 4 horas disponíveis, por exemplo, aproveitá-las é sinal de inteligência, e não de incapacidade.
7. Alimente-se bem e cuide da hidratação
Essa dica vale para todos os momentos: antes, durante e depois da prova. Se a avaliação que você vai fazer é longa – um vestibular, por exemplo –, manter a hidratação e evitar uma baixa de energia é super importante.
Prefira alimentos leves, como barras de castanhas e frutas fáceis de comer (damasco desidratado, por exemplo). Barras de chocolate meio amargo também são uma ótima opção para elevar o ânimo.
E o mais importante: não se esqueça de beber água. Quando estamos desidratados, nosso cérebro fica mais lento e perde rendimento.
8. Lembre-se de que é apenas uma prova
Por fim, lembre-se de que uma prova é somente uma prova. Ela não mede o seu valor como pessoa, estudante ou profissional. Trata-se de um modo de avaliação que faz um registro momentâneo das suas habilidades.
Mesmo as pessoas mais bem sucedidas têm os seus momentos de baixo desempenho – ou até de reprovação.
Além disso, errar, aprender e tentar novamente são fundamentais para treinarmos uma das capacidades mais importantes em todas as esferas da vida: a resiliência – nossa habilidade de lidar com obstáculos, enfrentar problemas e seguir em frente.
Gostou das sugestões? Tem mais alguma dica? Deixe seu comentário abaixo.
Bons estudos e boa prova!
Por Flávia Siqueira