Como fazer um briefing – Dicas simples e aplicáveis

Como fazer um briefing - Dicas simples e aplicáveis

Muita gente possui dúvidas sobre como fazer um briefing, e os motivos para que isso aconteça podem ser muitos.

Decerto que todas as pessoas possuem gostos e especificações variadas, então saber como fazer um briefing pode ser difícil já que não existem modelos perfeitos a serem seguidos.

Todavia, antes de saber como fazer um briefing, você precisa ter em mente que estes tipos de resumo são antes de tudo, grupos de informações que possuem a função de ajudar o seu time a se organizar para executar um plano.

Inegavelmente, montar um briefing no início de seus projetos pode fazer muita diferença.

A saber, sua preparação deveria ser a primeira etapa para realizá-los, uma vez que é neste processo que você e sua equipe podem alinhar o que deve ser feito.

Fora isso, também é durante o processo de briefing que você pode:

  • Se comunicar com seu cliente e entender exatamente o que ele espera;
  • Alinhar o que pode e o que não pode ser feito, e assim descartar a possibilidade de frustrações no futuro;
  • Responder questionamentos sobre os mais variados tópicos, inclusive questões de orçamento;
  • Fazer detalhamentos.

Definitivamente, esta é uma das fases mais importantes para se ater se você estiver planejando melhorar a execução dos seus projetos.

Quer descobrir como fazer isso?

Posso te ajudar, é só continuar lendo o texto.

Como fazer um briefing?

Em primeiro lugar, preciso deixar claro que neste documento existem várias informações.

Então, você pode adicionar muitas coisas…

Inesperadamente os dados da pessoa que contratou a sua empresa, e o prazo que você precisa fazer a entrega do projeto, normalmente aparecem.

Mas isso pode variar.

Assim, é bem importante que você conheça o seu cliente, assim como esteja ciente do serviço que ele espera receber.

Assim, a princípio, entenda de fato o que conseguir sobre seus usuários.

  • Qual o nome do seu cliente?
  • Não deixe de pensar em quantos colaboradores você vai precisar para executar o projeto.
  • Qual o nome do produto ou serviço que você quer criar? Seus clientes possuem alguma especificação?
  • Como você vai realizar esse projeto?
  • O que você precisa para que seu plano seja bem-sucedido?
  • Qual vai ser a principal utilidade do seu serviço? Como ele vai agregar na vida da pessoa que te contratou?
  • Quem são os concorrentes? E o que o seu serviço faria de diferente?
  • Seu serviço possui pontos negativos? Quais? Como você pode mudar isso?

Dicas práticas

Na hora de pensar em como fazer um briefing, não apenas tenha um relato cronológico de acontecimentos, como também um estabelecimento da marca.

Analogamente perceba quais são os regulamentos internos do empreendimento.

Sob o mesmo ponto de vista, para fazer a entrega do projeto, não deixe de refletir como a empresa que você estará prestando serviço se relaciona com veículos externos e com o consumidor final.

Por fim, não se esqueça que para fazer briefing, você não necessariamente tem que fazer algo inimaginável.

Mas saiba que um briefing bem feito e alinhado pode ser um bom caminho para ter bons resultados durante toda a execução dos seus projetos.

Espero que você tenha gostado das dicas, e que seus questionamentos sobre como fazer um briefing tenham sido respondidos.

E se quiser se desenvolver com a gente, ficaremos felizes em tê-lo conosco.

Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *