Saiba como convencer alguém sem manipulação

Saiba como convencer alguém sem manipulação

Muita gente encontra dificuldades em exercitar a persuasão, e por isso se perguntam em como convencer alguém.

Certamente que antes de pensar em como convencer alguém, você precisa entender que persuasão e manipulação são conceitos muito diferentes.

Ao passo que o ato de manipular outras pessoas é uma atitude desonesta, pois apenas suas próprias ambições são levadas em conta, a persuasão é uma técnica que objetiva fazer com que outra pessoa enxergue um ponto de vista, com o intuito de tornar a situação benéfica para todos os lados.

Nesse sentido, é muito importante que os empreendedores e líderes sejam persuasivos, afinal ao lidar com pessoas e situações difíceis, facilmente perde-se o foco das questões importantes.

Contudo, é errado manipular e conduzir os resultados de uma negociação para um lugar em que apenas uma pessoa saia ganhando.

A saber, fazendo isso, sua credibilidade é drasticamente reduzida, e consequentemente emoções negativas acabam aparecendo.

Você está manipulando ou persuadindo as pessoas?

Só para ilustrar, vamos supor que você trabalhe em uma empresa e o seu colega te pede ajuda com uma pilha de relatórios, porque estava com muitas coisas para fazer, e você já o tinha ajudado em outra situação.

Embora você também possua bastante trabalho, concordou em ajudar e fala com ele para que marquem uma reunião de alinhamento.

Contudo, seu colega não somente falta a reunião, como não te avisa que não vai comparecer, e acaba remarcando o encontro de vocês para um dia que ele esteja com menos compromissos.

Além disso, ele ainda te deixa com a maior parte dos relatórios, os quais você nem precisava fazer a princípio.

Certamente, viver esses momentos para ele, deve ter sido super tranquilo, mas e para você?

Analogamente, a principal distinção entre esses dois conceitos está justamente nisso: a pessoa se sentirá confortável em aceitar sugestões suas de novo?

Desse modo, acredite em mim, se a experiência foi bacana para as duas partes, certamente que sim.

Com efeito, se você quer entender como convencer alguém, deve ter em mente que as suas inclinações precisam estar direcionadas para os motivos corretos.

Afinal, a principal oposição entre manipular e persuadir está na sua intenção em convencer a pessoa.

Formas de convencer alguém da maneira correta

  • Conte histórias, e crie pontes com a pessoa que está escutando;
  • Procure estabelecer autoridade no assunto que você está falando, e comprove isso através de provas sociais e distribuição de conteúdos relevantes;
  • Ofereça valor nas suas propostas;
  • Escute antes de tentar convencer, e não fique apenas avaliando maneiras de subjugar argumentos, lembre-se que a sua principal meta precisa ser encontrar um lugar de equilíbrio em que as duas partes encontrem vantagens;
  • Não minta, nem omita a verdade. Fale clara e abertamente.
  • Conquiste a confiança de quem está escutando você;
  • Faça mais do que prometeu, mas nunca menos.

Certamente que saber como convencer alguém sem usar da manipulação não é nada fácil, ademais todos somos humanos e frequentemente cometemos o erro de colocar nossos interesses em primeiro lugar.

Contudo, ter uma atitude ativa diante disso, é o primeiro passo para começar a se transformar, e não mais errar desse modo.

Conte sempre conosco!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *