Você já teve alguma ideia incrível, mas não soube como executá-la? E se eu te disser que o canvas pode te ajudar a encontrar o seu modelo de negócio?
Além disso, ele também permite que você tenha uma visão global sobre como o seu empreendimento funcionará.
Aprenda agora como transformar as suas ideias em um negócio consistente com a metodologia business model canvas para geração de modelo de negócio.
Primeiramente, é importante mencionar que essa estrutura foi orquestrada pelo suíço Alexander Osterwalde.
Para você ter ideia, durante a criação dessa método colaboraram mais de 450 consultores ao redor do mundo.
Agora, me deixe te explicar a definição desse mecanismo.
O que é o business model canvas?
O canvas é um diagrama composto por nove quadrantes.
Nesse ínterim, cada um deles se refere a uma área vital para o negócio.
Com o canvas, como é conhecido, você pode ter uma visão sistêmica e integrada do seu modelo de negócio.
Assim, ele permite discutir estratégias e traçar metas
Ou seja, preenchendo cada lacuna, é possível desvendar aquilo que o seu negócio nasceu para ser.
Em outras palavras, o seu modelo de negócio vai tomando forma de uma maneira bem pragmática
Para montar o seu canvas, você precisa preencher os seguintes quadrantes:
- Segmentação de clientes
- Proposta de valor
- Canais
- Relacionamento com o cliente
- Fontes de receita
- Recursos-chaves
- Atividades-chaves
- Parcerias-chaves
- Estrutura de custos
Diante disso, é importante esclarecer que você vai criar um negócio de sucesso a medida em que se posicionar bem nessas novas áreas listadas.
A questão é:
Como fazer isso?
Que tal um passo a passo de como completar o seu quadro?
Como isso funcionaria na prática?
Agora que você já conhece o que é o canvas, vamos aprender a colocá-lo em prática.
Agora, em uma folha em branco e desenhe um quadro dividido em 09 quadrantes.
Depois disso, escreva os nomes referentes a cada quadrante de acordo com a lista que disponibilizamos para você no tópico anterior.
Então, para formar o seu canvas, responda às perguntas a seguir:
- Segmentos de clientes: sua empresa se destina a atender que tipo de cliente? Quem são eles?
- Proposta de valor: qual ou quais benefícios sua empresa irá oferecer aos seus clientes?
- Canais: como a sua empresa se comunicará e como entregará sua proposta de valor?
- Relacionamento com o cliente: quais serão os pontos de contato entre a sua empresa e o seu cliente?
- Fontes de receitas: quais são as fontes de receitas de cada segmento de clientes?
- Recursos-chave: quais serão os ativos mais demandados para que o modelo de negócio funcione?
- Atividades-chave: quais são as atividades mais importantes para a sua implementação?
- Parcerias-chave: quem são os stakeholders necessários para que o modelo de negócio funcione?
- Estrutura de custos: quais são as despesas e gastos necessários para a existência desse modelo?
Pronto!
Finalmente, respondendo pragmaticamente ao questionário e organizando tudo dentro do diagrama, você encontrará o seu modelo de negócio.
Quer uma boa ideia?
Então, tire uma tarde para se reunir com os principais tomadores de decisão do seu negócio e se debruce sobre o Canvas.
Boa sorte e conte conosco para te ajudar!