Benchmarking – Conceito e funções em um negócio

Benchmarking - Conceito e funções em um negócio

A princípio, o benchmarking é um método bastante conhecido por ajudar as pessoas a entenderem melhor os seus concorrentes.

Mas será mesmo que o benchmarking pode ser reduzido apenas a isso?

Não apenas não pode , como também não deve, e você imagina por que? A resposta é simples… O benchmarking é a procura pelas práticas mais eficazes, e pelas táticas que dão mais resultados dentro de uma estratégia mercadológica.

Diante disso, você faz alguma ideia de qual é o principal objetivo de quem utiliza essa ferramenta?

Essa é fácil, e eu sei que você vai entender a lógica assim que ligar alguns pontos.

Só para ilustrar, imagine-se um microempreendedor tendo que passar por vários desafios para fazer o seu negócio prosperar aqui no Brasil.

Tenho absoluta certeza que uma das suas metas é aperfeiçoar o desempenho da sua empresa de maneira crescente, certo?

Fazendo isso, você vai conhecer, compreender e adequar aquilo que outros empreendedores estão fazendo.

Todavia, não me entenda mal!

Seu conhecimento não vai vir somente de outros empreendedores, que podem até mesmo ser seus concorrentes.

Apesar do acesso a dados confiáveis da concorrência ser uma das formas de fazer benchmarking, essa não é a maneira mais fácil.

Benchmarking: Maneiras de conseguir informações

Como eu disse anteriormente, não é tão simples conseguir informações dos concorrentes.

Afinal, ninguém quer entrar o ouro de mão beijada, né?

Contudo, não se preocupe… Existem outras formas de fazer isso acontecer.

Assim, você pode conseguir inspiração:

  • No seu próprio negócio, avaliando o que deu certo no passando e os erros que cometeu.
  • Em empreendimentos que possuam propostas semelhantes as suas, mas que não tenham o mesmo público.
  • Em tratos com outras empresas

Implementação do benchmarking em qualquer negócio

Eu sei que as vezes parece que esse tipo de coisa só é importante quando estamos falando de grandes empresas e negócios já consolidados no mercado, mas não se engane.

Quanto mais você estiver pronto, mais eficazes vão ser os seus números.

Para tanto, é fundamental dar atenção tanto ao planejamento, quanto ao estudo do seu público.

Saiba que isso vai fazer toda diferença no momento em que você decidir iniciar a sua empresa, e até mudar a sua estratégia.

Além disso, esse não é um método impossível de ser aplicado, por outro lado, é bastante razoável e pode ser bastante indicado até mesmo para você.

Antes disso, entenda que essa ferramenta é diferente de uma pesquisa de concorrentes.

De maneira geral, e dentre outros aspectos, no caso da pesquisa, empresas quase copiam o que outras estão fazendo e implantam essas práticas.

De outra forma, como vimos até aqui, isso não acontece no modelo que estamos abordando no nosso texto.

Aqui a intervenção é mais customizada.

Agora que te introduzimos sobre esse assunto tão diverso, saiba que se você deseja utilizar o benchmarking para potencializar seus resultados, e tornar seus processos mais personalizados, estamos prontos para te ajudar.

O caminho para o desenvolvimento não tem fácil acesso, mas existe e está diante de você. Vem com a gente.

Até a próxima.

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