Back office: Entenda sua importância em um negócio

Back office: Entenda sua importância em um negócio

É muito provável que você já tenha ouvido falar do termo back office no ambiente corporativo. Entretanto, você saberia explicar a sua finalidade? Ou melhor, será que seu negócio não necessita de um?

Neste artigo, vou te explicar um pouco sobre as funções e a importância do back office, não só em grandes empresas, mas também em pequenos negócios.

Resumidamente, o back office é a parte da companhia responsável por gerenciar e administrar suas atividades e projetos. Pode-se imaginar como se fosse o ‘por trás das câmeras’ de uma companhia.

Mas quais são suas principais atribuições? Vamos a isso agora.

O que é feito no Back Office

Como você deve imaginar, descrever todas as suas funções não é uma atividade fácil.

Basicamente este artigo ficaria imenso, por isso resolvi selecionar as principais, sendo elas:

  • Organizar e planejar as atividades da empresa;
  • Analisar e gerenciar dados das operações;
  • Gerenciar cronogramas;
  • Analisar as finanças da companhia.

Resumindo ainda mais, esse mecanismo é responsável por cuidar de toda a parte que não está em contato direto com os clientes.

Essa é uma tarefa que fica por conta do front office.

A dificuldade para pequenos empreendedores

Neste cenário, você deve ter percebido que o back office é algo que todas as empresas possuem, mas a grande dificuldade é a falta de organização.

Muitas vezes, ouvimos de nossos seguidores que estão focados em aumentar as vendas de seus produtos e melhorar atendimento ao cliente e sim, isso realmente é um excelente caminho.

Mas você sempre precisará levar em conta a parte administrativa.

Dessa forma, é de extrema importância que você avalie, por exemplo, como está girando seu estoque, qual prazo médio de vendas, qual seu lucro ou até mesmo quais são as características dos seus principais clientes.

Tudo isso é back office!

Se cuidar dessa parte, temos certeza que no mínimo saberá em que precisa melhorar e onde precisa focar mais seus esforços.

Entretanto, reconhecemos também que em muitos negócios, o empreendedor fica responsável por cuidar de todas as frentes da companhia, e isso nem sempre é o ideal.

Nessas horas, uma boas recomendações que podemos te dar são: contrate uma pessoa através de um processo seletivo, ou convide um conhecido que você sabe que irá lhe ajudar na área.

Mas tome cuidado!

Não vale a pena convidar qualquer um.

Nesse sentido, procure alguém que tenha facilidade com tecnologia, e que entenda na análise de dados.

O ideal é avaliar essa capacidade previamente.

Com isso, você fica resguardado de não perder tempo e energia de forma desnecessária e poderá focar naquilo que mais interessa: vender, mas agora para o público certo, da maneira certa.

Não tenha medo de delegar alguma atividade, isso faz parte do crescimento de toda empresa.

Com todo exposto, desejamos que você tenha muito sucesso nessa jornada e que sua equipe de back office faça um excelente trabalho.

Conte sempre conosco, estamos aqui para te ajudar a chegar mais longe.

Grande abraço!

Deixe seu comentário