B2B – Breve conceito e importância da inovação

B2B - Breve conceito e importância da inovação

Antes de tudo, você conhece o seguimento B2B?

Ao mesmo tempo, imagina como o mercado B2B pode influenciar o marketing, ou até o que você pode fazer para fugir dos padrões engessados existentes atualmente, e ganhar notoriedade nesse ramo?

Com a finalidade de deixar tudo mais claro para você, permita-me dizer que B2B é a sigla para business to business, e representa o comércio entre dois negócios, em que o foco é alcançar empresas.

Há comparativamente não muito tempo, as técnicas de marketing B2B estavam limitadas à elaboração de instrumentos com enfoque nas questões técnicas dos bens e serviços, o que gerava uma comunicabilidade sem criatividade nas empresas.

Uma coisa meio séria demais, sabe?

Contudo, mesmo hoje, diante de tanta inovação e dinamicidade, existem pessoas que acreditam que esse tipo de estratégia é a mais eficaz, e que uma comunicação fechada, seja a maneira mais inteligente de se chegar até o cliente.

No entanto, em contrapartida, atualmente você consegue fazer todo o processo de captação e vendas diferente dos meios tradicionais.

Inesperadamente, em virtude dessa tendência, muitos negócios estão investindo em tecnologia, e na produção massiva de conteúdo, visto que está comprovado que esse é um método que funciona.

Só para ilustrar, 55% dos compradores no mercado business to business buscam esclarecimentos nas redes sociais e em meios digitais.

Novas formas de fazer comércio

A saber, insistir nessas antigas práticas de marketing, certamente pode acabar atrapalhando muito seu negócio.

De forma idêntica, é capaz que você perca algumas chances de adquirir um mercado que está aberto e repleto de possibilidades.

Em contraste com B2C, o mercado business to business apresenta certas particularidades que merecem ser comentadas aqui, visto que esse fator altera a estratégia de marketing dessas vertentes.

Diferença das estratégias de marketing do mercado B2B e B2C

Para começar, vale dizer que no campo business to business, você vai encontrar clientes dotados de mais informações, e isso eleva as expectativas deles quanto aos serviços e produtos que esperam de você.

Afinal, eles sabem exatamente do que precisam.

Diante disso, para ser bem-sucedido nessas vendas, sua empresa necessita não apenas ter uma solução, mas estar alinhada a persona empresarial certa, para assim conseguir atender a demanda do mercado.

Entenda: esses não são os tipos de clientes que você pode converter com alguns argumentos, ou uma boa copy.

Você vai precisar de mais profissionalismo e qualidade.

Em resumo, existem muitas diferenças entre o marketing B2B e o B2C, todavia listarei apenas algumas logo abaixo:

  • Jornada de compra: O processo B2C é mais curto que o business to business.
  • Business to business gastam longas horas de pesquisa na internet muito antes de contatar um vendedor.
  • O foco da estratégia de marketing empresarial business to business  está em eliminar o medo e criar confiança na marca.

Por fim, saiba que também é possível inovar no mercado B2B.

Mais do que isso, essa é uma medida fundamental para qualquer empreendedor desse ramo.

Nesse ínterim, os consumidores estão sempre ávidos pelas tendências do mercado.

Não deixe de nos acompanhar no instagram @alemdafacul, existem muitos insights interessantes sobre o mercado B2B por lá também.

E lembre-se que estamos sempre na torcida por você!

Até mais.

Deixe seu comentário