Avaliação de desempenho para o empreendedor

Avaliação de desempenho para o empreendedor

Quando falamos em avaliação de desempenho, muitas pessoas tendem a não aceitar o resultado deste processo, pois isso pode afetar diretamente o seu ego. Se esse for o seu caso, está na hora de começar a repensar esses pensamentos!

A saber, para que você realize uma avaliação de desempenho da maneira correta, defina e acompanhe indicadores que possam ser medidos.

Analogamente, deixa eu te esclarecer que a avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelo departamento de Recursos Humanos, em conjunto com gestores de áreas, que visa mensurar o desempenho técnico e comportamental dos funcionários.

Certamente que se você usar esse mecanismo de forma inadequada, essa avaliação pode ser muito subjetiva e gerar desconforto no processo de feedback, além de afetar a produtividade.

A propósito, já que estamos falando em feedback, esteja certo que a comunicação é indispensável neste processo, isto é, você precisa fazer isso de forma constante, clara e transparente.

Pense no seguinte cenário: você foi demitido, e como justificativa, lhe informam que você não atendeu as expectativas da empresa.

Entretanto, no mesmo momento você se questiona: Mas quais eram as expectativas da empresa em relação ao meu trabalho?

Concorda que se em nenhum momento lhe falaram o que era esperado com a sua contratação, não tinha como você atender as expectativas?

Afinal, como é que a gente trabalha para alcançar algo que desconhece?

Muitas pessoas ao serem dispensadas, inclusive, alegam que sofreram algum tipo de injustiça, pois tinham uma produção acima da média.

Contudo, como abordado anteriormente, esta ferramenta de avaliação considera as competências técnicas e as comportamentais.

Dentre os inúmeros indicadores, podemos destacar:

  • Produção
  • Ticket médio
  • Nível de satisfação do cliente
  • Desperdício/Retrabalho
  • Horas extras
  • Avaliação dos colegas da área
  • Horas extras
  • Conhecimento técnico

Não sei se você sabe, mas esse tipo de avaliação não é utilizado somente para demissões e cobranças por melhorias.

Por exemplo, analisar o desempenho é um excelente meio para a oferta de uma promoção, aumento, bônus, ou mesmo como reconhecimento.

A avaliação de desempenho na prática

Para realizar este tipo de avaliação, primeiramente você deve definir quais serão os indicadores a serem avaliados.

Em seguida, defina o prazo para acompanhamentos regulares, e um prazo final para a avaliação e comparação dos resultados esperados e entregues.

Sobre a parte técnica, a produção, certificações e testes de conhecimento são algumas das maneiras de avaliar o colaborador.

Quanto à parte comportamental, você pode definir uma meta para redução de horas extras, aumento do nível de satisfação dos clientes, dos colegas, etc.

No entanto, como dito anteriormente, é essencial que esses indicadores possam ser medidos e que não haja subjetividade na avaliação.

Posteriormente, converse individualmente com o funcionário, e indique a ele quais são os gaps a serem solucionados, e o prazo definido.

Em geral, as avaliações ocorrem anualmente, mas há sempre um acompanhamento regular do gestor responsável.

Inclusive, direcionar um coaching ou mentor é uma excelente alternativa neste processo.

Aliás, por falar em alternativas, ao exigir que o funcionário se aprimore, é necessário fornecer meios para que isso aconteça.

Nesse sentido, oferecer práticas de treinamento e desenvolvimento é um excelente caminho.

Cabe destacar que qualquer feedback, especialmente alguma cobrança, deve ser realizada de forma particular com o funcionário.

Realizar esse tipo de cobrança ou avaliação na frente de colegas poderá causar constrangimentos, e é uma atitude inaceitável.

Lembre-se que a empatia é uma people skill indispensável para qualquer pessoa, e em qualquer ambiente.

E como toda empresa espera identificar e reter seus talentos, considere realizar de forma regular a avaliação de desempenho.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo! Conte sempre conosco para se desenvolver.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *