Atendimento de qualidade – Como se diferenciar

Atendimento de qualidade - Como se diferenciar

Você já deve ter ouvido diversos empreendedores de sucesso comentarem sobre como é importante fazer um atendimento de qualidade.

A saber, um atendimento de qualidade é o que trás o cliente até o negócio e ocasiona a retenção dele.

Antes de tudo, saiba que o atendimento de qualidade é a arte de encantar e se relacionar com o cliente.

Portanto, neste texto traremos uma ideia mais clara sobre o assunto para você.

Nesse panorama, falaremos sobre como você pode atender com qualidade e ser mais assertivo.

Para começar, imagine que você esteja entrando em uma cafetaria para tomar um café.

Pediu, tomou e depois até postou aquela foto nos stories divulgando que escreveram seu nome errado na embalagem.

Depois você foi pagar a conta e teve que desembolsar 20 reais.

A sua reação foi de surpresa e espanto ao constatar que pagou tão caro em uma pequena quantidade de café.

Analogamente, não sei quais os motivos que você pondera na hora de fazer uma compra, mas, vamos pensar nessa pergunta.

A resposta talvez seja mais abstrata do que se imagina.

Mas é bem possível que você tenha pensado que um bom atendimento é sempre um diferencial, certo?

Além disso, todo mundo precisa tomar um cafezinho para começar o dia bem.

Por isso existem bons motivos que levaram você a comprar o café.

Certamente você não está totalmente errado.

De certa forma, quando temos vontade, sempre encontramos um motivo.

Nesse caso em particular, o que foi o diferencial para você, foi ser servido com cortesia.

Contudo, existem muitas outras variáveis que devem ser consideradas.

Para tanto, é preciso que você entenda que ser bem atendido é ter uma experiência boa desde o digital até os mínimos detalhes de decoração do ambiente.

Atendimento de qualidade – Um passo de cada vez

Em primeiro lugar, tudo se inicia quando a empresa identifica sua necessidade enquanto cliente.

Afinal de contas, é com isso que ela irá se munir para criar um ambiente 100% confortável para você.

Em seguida, ela irá buscar suprir suas necessidades através de um relacionamento.

Só para você saber, esse relacionamento será tão profundo que desde o início você já se sente cliente da marca.

Se tudo ocorrer como planejado, você se encanta pela empresa.

Então isso se torna um padrão, uma vez que o atendimento de qualidade também acontece no momento em que o negócio consegue se comunicar e sanar as suas dúvidas.

Como um amante de drinks de café associados a praticidade, é difícil para você imaginar que não terá uma experiência boa com a Starbucks, por exemplo.

Ou seja, a sua satisfação em consumir um produto, está mais ligada com a qualidade do serviço que está sendo ofertado.

Sob o mesmo ponto de vista, agora podemos abranger a nossa análise para outros contextos.

Quando você precisa comprar algum bem que irá utilizar por bastante tempo, como um notebook, concorda que precisa ter mais cuidado, e deve pesquisar lugares, preços e referências?

Muitas vezes o que faz você acabar comprando algo do gênero nem sempre é somente o preço.

O conhecimento do vendedor ou a informação de fácil acesso na internet faz com que você entenda o que está adquirindo, e assim decidindo pela compra.

É isso que caracteriza também um atendimento de qualidade: o conhecimento.

A visão daquele que está vendendo.

Por analogia, podemos aplicar os mesmos conceitos abordados acima.

Quem está atendendo um cliente está sempre buscando a melhor maneira de fazer com que a pessoa se sinta bem.

De fato, significa ser receptivo e saber se portar na hora que está se atendendo.

Isso tanto em mídias sociais, como realizando um atendimento em uma loja física.

Em síntese, você precisa ser franco e claro com o seu consumidor e com os seus objetivos.

Checklist de um bom atendimento

Como sempre buscamos te ajudar, vamos resumir as principais dicas para que você consiga fazer um bom atendimento.

São elas:

  • Identificar as dores e prazer dos clientes
  • Proporcionar boas experiências
  • Criar um relacionamento
  • Ser receptivo e gentil
  • Ser claro e franco
  • Prezar pela informação e pelo conhecimento

De qualquer forma, esse é um assunto que poderíamos ficar horas e horas falando sobre, e ainda assim não seria o bastante.

Caso você queira saber mais sobre como fazer um atendimento de qualidade, nos procure no nosso instagram, @alemdafacul.

Não se esqueça que sempre pode contar conosco.

Até mais!

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