Análise de mercado: Conceito e passo a passo para fazer

Análise de mercado: Conceito e passo a passo para fazer

Fazer uma boa análise de mercado é essencial para montar um plano de negócios eficiente.

Assim você vai conseguir identificar as necessidades dos seus clientes, e também procurar fornecedores que possam atender todas as suas demandas. Mas antes de qualquer coisa, você sabe o que é análise de mercado, e tem ideia de como fazer a sua?

Não? Tudo bem, podemos te ajudar com isso. Vamos começar esclarecendo que uma análise de mercado nada mais é do que um estudo minucioso para conseguir informações que podem influenciar a atuação da sua empresa, e consequentemente os seus resultados.

Por que isso é tão importante?

Em resumo, pessoas que começam empresas sem saber o que esperar do mercado têm mais chances de ter prejuízos.

Nesse sentido, ao pesquisar a fundo como seu público se comporta, você vai ser capaz de minimizar riscos e aproveitar boas oportunidades para impulsionar o desenvolvimento da sua marca.

Por que fazer uma boa análise de mercado é tão importante para o empreendedor?

Posteriormente, depois de fazer essa densa e aprofundada pesquisa, você terá acesso a dados-chaves a respeito do segmento e cenário de atuação do negócio.

Além disso, entender outros fatores como potencial público da empresa, e posicionamento dos concorrentes, também será mais simples.

Em outras palavras, sua empresa se desenvolverá de maneira mais consistente.

Através de dados quantitativos(tamanho do mercado) e qualitativos(perfil de consumo), você aumentará seu nível de conhecimento a respeito do seu público-alvo.

Diante disso, tomar decisões mais assertivas e pontuais vai ser mais viável.

Da mesma forma, ao perceber as melhores e piores estratégias usadas pelos seus concorrentes, você economiza tempo e recursos, uma vez que saberá o que funciona e o que não é tão efetivo assim.

Por último, seu relacionamento com os fornecedores também será beneficiado.

Assim, o trabalho de todo o time vai ser potencializado e com isso conseguir resultados melhores passa a ser apenas uma questão de tempo.

Como fazer a sua própria análise

Por fim, agora que você sabe o que é uma análise de mercado, e as razões pelas quais ela é tão importante para o empreendedor, que tal aprender os princípios primordiais para começar a fazer a sua?

  • Conheça o seu setor de atuação: você terá que lidar com a concorrência, e isso é um fato. Por esse motivo, fazer com que seus produtos se destaquem é essencial. Ao conhecer o seu setor, você será capaz de proporcionar ao seu público exatamente o que ele espera.
  • Entenda sua persona: Use questionários e comunique-se com o seu público. Questione suas aspirações e necessidades. Conheça quem pode comprar seus produtos.
  • Estude seus concorrentes: analise o que fizeram de errado, e as implementações que podem ser aperfeiçoadas pela sua empresa.
  • Avalie o seu produto: procure falhas, pontos de melhoria e possíveis espaços que você acabou deixando passar e conserte.
  • Aprenda a precificar: já escrevemos sobre o tema aqui no blog.
  • Saiba quanto é o seu custo de aquisição de clientes
  • Analise as projeções para o mercado e a partir disso realize investimentos.

Tomara que fazer a sua análise de mercado seja mais fácil agora.

Seja como for, não esqueça que sempre pode contar conosco para continuar se desenvolvendo.

Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *