Account-based marketing: aplicações e vantagens

Account-based marketing: aplicações e vantagens

Você já ouviu falar em uma estratégia de marketing conhecida como account-based marketing?

Decerto que o account-based marketing também é conhecido por muita gente como marketing baseado em contas, e nesse texto vou te falar um pouco mais sobre isso.

Apesar do account-based marketing ser desconhecido por alguns profissionais da área, ele pode apresentar diversas vantagens para o seu negócio, principalmente se o seu foco está em campanhas específicas.

Mas antes de tudo, é bom que você saiba que nessa estratégia o foco é selecionar os clientes antes de começar uma campanha.

Além disso, também é válido destacar que nesse cenário, a sua meta tem que ser assertiva para que você consiga atingir determinadas contas.

A saber, é comum que em estratégias de marketing o foco esteja em atingir o maior número de leads.

Porém fique sabendo que ao implementar essa tática, seu alvo não deve ser quantidade de pessoas, e sim qualidade.

Sem dúvidas, outro ponto bacana é que aqui o seu principal objetivo precisa ser atrair potenciais clientes.

Para conseguir isso você deve ser específico e assertivo em suas campanhas.

Dessa forma, o que você não pode esquecer é que seu conteúdo deve ser personalizado, e a sua comunicação clara.

3 Tipos de aplicação da account-based marketing

Beleza, de uma coisa você já sabe: seu foco deve estar em encontrar a conta certa para você.

Agora, pensando nisso, quais seriam as melhores maneiras de aplicar a estratégia?

Certamente você pode fazer isso de três formas:

  • A primeira opção é o um para um;
  • Em segundo lugar temos o um para poucos;
  • E por último, o um para muitos.

Diante dessas alternativas, deixe-me esclarecer algumas coisas:

A primeira estratégia envolve um marketing bem personalizado e específico.

Portanto, para esse caso, recomenda-se trabalhar com poucas contas.

Já para o segundo caso, sugere-se buscar empresas/contas com características bem parecidas.

Então procure agrupar os segmentos, e crie um marketing focado nesses grupos.

No último caso, por outro lado, existe uma maior diversificação de contas, e já é possível trabalhar com volumes maiores.

Ainda assim, é necessário procurar contas com alguma similaridade.

Pontos positivos de usar o ABM

Usar esse tipo de marketing requer pesquisa e atenção no cliente, e nas contas que se deseja alcançar.

Ademais, os aprendizados e as vantagens de se aplicar essa estratégia são muitas para as empresas.

Dentre uma gama de pontos positivos de usar ABM, podemos citar algumas aqui:

  • Maior estudo e aprendizado do público-alvo;
  • Melhor direcionamento e aprimoramento das campanhas;
  • Menor desperdício de tempo e recursos em campanhas sem foco;
  • Mais foco na qualidade e menos na quantidade;
  • Melhor relacionamento com as contas chaves;
  • Estimula proatividade em buscar os interesses do potencial cliente.

Cuidados necessários ao aplicar o ABM

Apesar das vantagens, é necessário focar, se planejar e trabalhar em equipe para definir bem os perfis de seu público-alvo.

Além disso, essa estratégia envolve qualidade.

Então esteja certo que você vai precisar pesquisar bastante para criar uma boa campanha, e assim ter bons resultados.

Afinal, qualquer projeto envolve investimento e  riscos.

É por isso que no final a gente sempre espera o melhor retorno possível.

Só que para chegar lá você deve estudar o cliente ideal, alinhar os indicadores de desempenho para acompanhar bem o processo, e claro, atrair as contas chaves.

Ao final, além dos resultados, tudo será um grande aprendizado de como construir e ser assertivo em suas campanhas.

Nunca se esqueça que não se trata só de conquistar contas, mas de trabalhar continuamente em seu público para sempre oferecer o melhor serviço.

Tendo dito isso, nosso conselho para você é: estude, se prepare e teste o account-based marketing.

Conte conosco para te ajudar.

Até mais.

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