5 podcasts que podem ajudar você a ficar fera em finanças

A cultura da educação financeira vem sendo cada mais mais difundida pelo mundo; influenciadores e instituições mostram que cuidar de dinheiro não precisa ser um bicho de sete cabeças 

Não nos restam dúvidas que estamos vivemos em plena era de conteúdo segmentado. Na prática, isso significa a produção de divulgação de informações com determinados tipos de informação.

O objetivo de quem faz esse tipo de trabalho é atingir da maneira mais certeira possível uma audiência quantitativa e qualitativa para determinados assuntos. Isto porque, quanto mais conteúdo direcionado para uma audiência em específico, maior a probabilidade de este mesmo público ser fiel às publicações e, possivelmente, um consumidor daquilo que o veículo passe a oferecer como produto de venda.

E tamanha é a gama de conteúdo que pode ser segmentado. Tanto que podemos encontrar produtos nas mais diferentes frentes:  idiomas, gastronomia, comunicação, economia, gestão financeira e muitos outros.

Mas, pensando especificamente na questão da gestão financeira, há uma variedade de opções para quem deseja estar a par do assunto. A quantidade de informações não invalida de maneira alguma consultorias e estudos com especialistas da área, mas possibilita que mais informações cheguem a mais pessoas de maneira simples e eficaz.

O que é gestão financeira? Esse processo está conectado a ações como avaliações, análises, bem como decisões estratégicas. Todas elas precisam estar relacionadas à capacitação, manutenção e administração de recursos econômicos.

Em suma, trata-se  de um grupo de medidas, cujo objetivo é é potencializar os ganhos do seu negócio ou sua cartela de investimentos. Tudo isso serve para facilitar o andamento das finanças, a concentração dos investimentos, de que forma as despesas estão acontecendo, aspectos que precisam de mais atenção, para que decisões mais assertivas possam acontecer.

E onde podemos aprender tudo isso de maneira gratuita? Podcast! Ele é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criados pelos próprios usuários.

São disponibilizados arquivos, as pessoas  colocam suas suas opiniões sobre os mais diversos assuntos – entre eles, as finanças. É legal pensar no podcast como um uma espécie de programa de rádio, que pode ser ouvido a qualquer hora do dia.

Sendo assim, selecionamos 5 podcasts disponíveis gratuitamente para que você possa se sentir bem informado/ informada, capacitado/ capacitada e, que com o tempo, consiga aprimorar cada vez mais seus conhecimentos sobre gestão financeira.

Afinal de contas, é através dela que o sonho de um negócio pode se tornar real e possível, não é mesmo?

1. PrimoCast

http://primocast.libsyn.com

Quem está à frente é Thiago Nigro. Um influenciador da área de finanças e dono do canal do Youtube “O Primo Rico”. 

São mais de 60 dicas sobre o universo dos negócios – e, neste caso, engloba também finanças pessoais. O formato definido por este produto é trazer convidados como empreendedores, investidores, além de profissionais da área das finanças e representantes de outras corretoras.

O podcast é ideal para quem quer começar a fazer investimentos, principalmente na bolsa de valores. Os apresentadores dão dicas para comprar e vender ações, analisar o mercado e aprender a investir corretamente.

Além disso, outros assuntos mais suaves também são abordados, como liderança, comportamento, histórias inspiradoras e dicas de leitura. Cada episódio tem em média uma hora de duração.

2. PoupeCast

https://mepoupenaweb.podbean.com

Derivado do canal Me Poupe, da Nathalia Arcuri, o esse podcast é lançado em média três vezes por semana e trata de assuntos do momento que impactam nas finanças. São ensinadas técnicas para investir melhor, dicas para economizar, além de informações importantes para empreendedores e quem está realizando os primeiros investimentos.

Cada episódio tem entre 30 minutos e uma hora e os conteúdos de Nathalia podem ser encontrados no site Me Poupe na Web e no canal Me Poupe no Youtube. Além disso, a jornalista ainda oferece um curso online para iniciantes, chamado de Jornada da Desfudência.

3. NerdCast – https://jovemnerd.com.br/nerdcast/ 

Se você é novo no mundo dos investimentos, sem dúvida é uma ótima para você. Na verdade, ele não é um podcast independente, mas sim uma série de episódios de finanças do NerdCast, um dos maiores podcasts do país.

Todo mês é lançado um episódio voltado ao tema de finanças, normalmente com menos de uma hora de duração.

Os apresentadores explicam os conceitos do universo financeiro para quem está se familiarizando com o tema.

Além disso, eles também falam sobre as crises que impactam no mundo financeiro, o que é ser um trader, o que é um IPO, entre outras coisas que os investidores precisam saber. Em 2019, o NerdCast atingiu a marca de 1 bilhão de downloads.

4. Drops de Inteligência Financeira

https://podcasts.apple.com/br/podcast/drops-de-inteligência-financeira/id1148746089

Tem dificuldade de escutar podcasts muito longos? Você pode apostar em um mais curtinho para ouvir enquanto lava a louça, por exemplo. O Drops de Inteligência Financeira é o podcast de Gustavo Cerbasi, consultor financeiro e escritor.

Ele foi eleito um dos 100 brasileiros mais influentes em 2009 pela Revista Época e é autor do livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”.

Os episódios do podcast de Cerbasi têm menos de dez minutos e, em regra, são o áudio dos vídeos que o consultor faz para o Youtube. Entre os principais assuntos estão o empreendedorismo, a bolsa de valores, o minimalismo, definição de metas e a educação financeira. Os episódios são semanais e estão disponíveis no Spotify.

5. Educando o seu Bolso

Os podcasts sobre finanças do Educando seu Bolso têm uma linguagem objetiva, rápida e acessível. A plataforma foi criada por profissionais do mercado financeiro para quem não é do mercado.

O principal objetivo é facilitar o relacionamento das pessoas com o dinheiro. O site ainda conta com simuladores de empréstimos, financiamentos de imóveis e veículos, aposentadoria, investimentos de renda fixa, entre outros.

Atenção: Quando alguém decide por si só procurar entender com mais profundidade a realidade das finanças e da economia, é sempre importante ressaltar alguns aspectos na hora da busca da informação.

1.Evite a Fake news

2. Busque fontes confiáveis

3. Busque informações de acordo com as suas necessidades

4. Renove seus conhecimentos sobre o assunto

E obviamente que não podemos deixar de mencionar os podcasts da Suno (Invista com Tiago, Suno Notícias, No Bolso e na Bolsa),  do nosso canal do MBA Fora de Hora na versão áudio. 

Já conhecia? Então conta para a gente o que você achou das nossas recomendações! 

Por Keila B

Deixe seu comentário