5 Passos para Começar a Empreender

Empreender não é fácil, não é mesmo? Mas para começar basta dar o primeiro passo. Pensando nisso, separamos cinco dicas básicas para você começar a empreender.

Começar uma empresa é o sonho de várias pessoas, e diferente do que muitos pensam, empreender não se resume a isso somente.

Assim sendo, essa é uma atitude de vida, e isso é um fato porque a partir do momento que tomamos o protagonismo das nossas jornadas, já estamos empreendendo.

Nesse contexto, você pode empreender abrindo seu próprio negócio, em uma empresa grande, no governo ou de outras formas.

De antemão, por outro lado, é muito triste que o medo, as dúvidas, a falta de incentivo e outros problemas impeçam tanta gente de realizarem seus sonhos.

Você quer se tornar um empreendedor?

Então, confira 5 dicas fundamentais que vão te ajudar nesse processo:

1- Escolha algo que você seja bom e que goste de fazer

Em primeiro lugar, é bom esclarecer que amor e determinação são dois elementos importantíssimos na sua jornada.

Sim, é isso mesmo… Já pensou ter que acordar todos os dias e dedicar horas e esforço a algo que você odeia fazer? Ninguém merece.

Além disso, é a paixão pelo seu negócio que vai te dar forças para seguir adiante quando os obstáculos aparecerem; e meu amigo(a), esteja certo que eles vão aparecer.

Um exemplo de empreendedora que ama o que faz é a Bel Humberg, que teve a ideia de vender roupas pela internet e hoje é dona de um dos maiores e-commerces do Brasil.

Nesse caso, claramente ela não foi a primeira pessoa a ter a ideia de vender roupas pela internet, entretanto, sua paixão e determinação foram determinantes para o seu sucesso.

Então, futuro empreendedor, olhe para dentro de si, coloque suas ideias no papel e comece a fazer o que você ama.

2- Faça uma análise de mercado

Esse é um passo fundamental antes de empreender…

Isso porque antes de saber em qual área se lançar, é necessário conhecer os seus futuros concorrentes, seus acertos, falhas, o seu tipo de público, a forma que eles consomem, entre outras coisas.

A palavra-chave aqui é: P-E-S-Q-U-I-S-A!

3- Desenvolva uma estratégia de Marketing

Você já ouviu aquela frase super famosa: “Quem não é visto, não é lembrado” ? Ela é famosa assim porque é real, as pessoas precisam conhecer a sua marca 😉

Mas calma, antes disso, é preciso definir um público-alvo, é um erro atirar para todos os lados e tentar atingir todos os públicos.

Afinal de contas, não dá pra vender um carro para quem não sabe e não quer dirigir, certo? Nessa perspectiva, é válido refletir em que dor ou problema você quer solucionar.

4- Mantenha seus clientes antes de buscar novos

Conforme seu negócio obtenha crescimento, é natural que por algumas vezes você queira ampliar o seu alcance.

Mas antes de ter um milhão de clientes, lembre-se de cuidar e cultivar aqueles que você já conquistou.

Isso é essencial: uma clientela fiel vale muito mais que um cliente novo. Por esse motivo, foque em fidelizar os seus clientes.

5- Exista no mundo digital

As pessoas estão na internet. É simples. Ninguém ou quase ninguém dá mais muita importância a jornais impressos e revistas.

Se você quer ter sucesso e acessar boas oportunidades, exista aqui, porque todos os olhos estão voltados para telinhas, sejam de computadores, celulares ou tablets.

Diante de tudo isso, qual é a sua maior dificuldade e medo quando pensa em empreender?

Esperamos que esse texto tenha te ajudado a sanar algumas das suas dúvidas e te dado coragem para se lançar nessa jornada.

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Por: Nathália Morais

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