Empresas são feitas de pessoas. Os perfis e a motivação de sócios, líderes e colaboradores são fundamentais para definir os rumos do seu negócio. Não é à toa que o recrutamento costuma ser apontado como um aspecto crítico por empresários e gestores.
Quer saber como selecionar a pessoa certa para o seu negócio? Fique atento aos 7 passos a seguir:
1. Tenha uma ideia clara do posicionamento da sua empresa
A formulação de uma boa estratégia de contratação começa bem antes da abertura de vagas. Para que a empresa estabeleça o perfil de seu funcionário ideal é preciso, primeiramente, que ela se conheça.
Defina os seguintes pontos:
- Propósito: o problema que seu negócio resolve.
- Visão: como o negócio quer ser reconhecido e o quanto ele busca crescer.
- Valores: quais atitudes e posturas são fundamentais para o negócio atingir seus objetivos.
- Proposta de valor para os colaboradores: os benefícios que o profissional tem ou terá ao trabalhar na sua empresa.
2. Divulgue esse posicionamento para o mercado e para os colaboradores
Se a empresa já tem uma boa “definição de si mesma”, é recomendável divulgar esse posicionamento para os colaboradores e para o mercado. Isso costuma ser feito em diferentes canais: sites, manuais internos, redes sociais.
Esse passo é importante para alinhar expectativas: do negócio em relação aos candidatos às vagas disponíveis, e dos profissionais em relação ao seu possível contratante.
3. Conheça as estratégias de atração de talentos
Aqui estão algumas das estratégias mais usadas pelas empresas para atrair novos profissionais:
- Pedir indicações para colegas do setor ou para os colaboradores da própria organização.
- Criar uma seção “Trabalhe Conosco” no site da empresa. Nela, é possível divulgar oportunidades e criar um formulário estruturado para captar currículos de forma aberta.
- Divulgar as vagas em aberto em plataformas de recrutamento.
- Fazer uma busca ativa por profissionais de destaque inseridos no mercado. Essa é uma estratégia usada, principalmente, para cargos de gestão ou que exigem conhecimentos técnicos muito específicos.
Em termos de custos e eficiência, recorrer aos pedidos de indicação costuma ser a melhor opção.
Nesse sentido, considere criar um programa interno e estruturado de indicações, com recompensas para os colaboradores que indicarem outros profissionais.
4. Tenha clareza sobre o perfil necessário à posição
Antes de pedir indicações específicas para a vaga ou de divulgar a oportunidade, tenha certeza de que o perfil do profissional buscado está bem definido.
Mapeie e defina os seguintes aspectos:
- Qual o conhecimento técnico necessário para que esse novo colaborador execute bem o seu trabalho? Quais são as habilidades sem as quais ele não conseguirá exercer a função? Que nível de experiência é necessário?
- Do que ele precisa gostar para exercer suas funções com motivação?
Por exemplo: o ideal é que um programador de software goste de passar um longo tempo concentrado em uma determinada tarefa, enquanto um profissional de vendas precisa gostar de estar em contato com pessoas continuamente.
- Que características ele precisa ter para se relacionar bem com os membros atuais da equipe? Quem são os líderes com os quais ele estará em contato e quais são seus perfis e preferências? É preciso ter, eventualmente, flexibilidade para mudar de função?
- Qual deve ser a disponibilidade do profissional para a vaga oferecida? Você está em busca de um colaborador em tempo integral ou parcial? Qual será a modalidade de contratação?
- Qual será a remuneração desse novo colaborador? Você pode definir um valor fechado ou uma faixa salarial, caso tenha abertura para negociar.
5. Sintetize os requisitos ao divulgar a vaga
Ao divulgar a vaga interna e externamente, use um texto claro e que sintetize o perfil e os requisitos dos candidatos. Não se esqueça de incluir informações básicas sobre a posição e a empresa contratante – local e modo de trabalho, turno, benefícios, faixa salarial.
Tenha em mente que, ao divulgar a vaga em plataformas ou grupos de e-mails, você receberá um grande número de currículos e candidaturas. Defina quem será o responsável por filtrá-los e qual será o procedimento nessa etapa.
6. Com base no perfil ideal já definido, estruture o processo seletivo
De modo geral, os processos seletivos costumam ter as seguintes etapas:
- Avaliação dos currículos
- Testes de conhecimentos técnicos
- Entrevistas
- Proposta
Algumas empresas realizam diferentes testes e várias entrevistas ao longo do processo. Em grandes organizações, por exemplo, é comum que os candidatos “finalistas” passem por entrevistas com o departamento de RH, com o profissional que será seu líder direto e, ainda, com um gestor em posição de diretoria.
É importante que a entrevista seja mais que uma simples conversa. Elabore perguntas que possam indicar, de fato, se o profissional cumpre os requisitos da função.
Uma dica: em vez de fazer perguntas hipotéticas – do tipo “O que você faria na situação X?” –, pergunte sobre situações reais vividas pelo candidato. Por exemplo: “Você já precisou ligar com um cliente zangado? Como lidou com a situação?”.
Outras perguntas que você pode considerar:
- De todas as funções e atividades profissionais que realizou até agora, quais foram as de que mais gostou? E de quais menos gostou?
- Caso seja aprovado nesta seleção e contratado, como você imagina que será sua rotina na empresa?
- Você já usou a ferramenta X para solucionar o problema Y? Como procedeu?
- Você pode citar uma situação em que precisou resolver um problema sozinho? Descreva a situação e explique como você chegou à solução.
- Qual o seu nível de conforto ao realizar/vivenciar [mencione uma situação que será comum na rotina de trabalho do profissional]?
7. Planeje a integração do novo colaborador ao negócio
Realizada a nova contratação, é preciso estruturar as atividades de integração do profissional à empresa.
É importante que o novo colaborador seja apresentado às equipes com as quais ele terá contato. Considere, ainda, estruturar rotinas periódicas de feedback envolvendo os líderes da área e o profissional recém-contratado.
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos! E nos siga nas redes sociais!
Por Flávia Siqueira